A Nação do Maracatu Encanto do Pina tem optado por um trabalho cada vez mais próximo de sua comunidade. Atualmente a nação cresce junto com o crescimento de seus batuqueiros, sua corte, suas costureiras, enfim todos que trabalham para proporcionar o espetáculo lindo que corre as ruas e já ganhou o mundo.
Um dos maiores problemas que a Nação enfrenta é a falta de estrutura, principalmente de sede, para poder continuar com a implantação de oficinas de música, construção de instrumentos, corte e costura, adereços, capoeira, além de, futuramente, outras de interesse da comunidade como informática.
Essas oficinas visam proporcionar à comunidade opções de renda extra e, para muitos, será a viabilização para o mundo do trabalho através de suas próprias produções.
Ao mesmo tempo que a falta de espaço faz retardar vários planos de melhorias para a comunidade, existia um espaço comunitário destinado exatamente para uso coletivo que estava abandonado: a União dos Moradores do Pina. Nexta-feira a comunidade, liderado pelo Encanto do Pina, entrou no imóvel e começou a limpar o local.
Foi tirado quase um caminhão de entulho.
Encontraram ratos, aranhas e escorpiões.
Isso tudo foi registrado, fotografado e filmado e logo tudo estará postando na Internet.
É preciso agora uma mobilização para que o espaço continue na mão da população.
A Nação de Maracatu Encanto do Pina tem um plano para a utilização imediata do imóvel, quer utilizar o espaço para sua sede, para seus ensaios e para sua oficinas.
O espaço é importante também para que a nação concorrer com editais que tragam verbas para a implantação de laboratório de informática, uma oficina-escola de costura e mesmo se tornar um Ponto Cultural.
Peço o apoio de todos à iniciativa da comunidade do Pina que ocupou o espaço e que agora será usado pelo povo.